"If you always do what interests you, at least one person is pleased" Katharine Hepburn

Vaidade?! O meu Pecado favorito... Lux


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Há coisas a que não se habitua esta consciência


Shame on you!

Segundo o Correio da Manhã:

"RECOLHAS VÃO PARA O LIXO 
Falha no sangue custa 70 milhões 

A maioria do sangue recolhido em Portugal não é aproveitada devido à falta de uma unidade de processamento do plasma - componente líquida do sangue - que, quando fraccionado, é usado em determinadas patologias e cirurgias. O concurso para adjudicar essa competência está bloqueado há 10 anos, o que obriga o Serviço Nacional de Saúde a recorrer ao estrangeiro, gastando 70 milhões de euros por ano. "É Portugal no seu pior" descreve o presidente do Instituto Português do Sangue (IPS), Álvaro Beleza. Reconhecendo que o País nunca seria auto-suficiente, o dirigente adianta que o custo podia ser reduzido em 15 milhões de euros. Questionado pelo CM, o Ministério da Saúde remete todos os esclarecimentos sobre este assunto para o IPS." 

E depois meus amigos, queixem-se que o povo Português se esqueceu do termo solidariedade...
É que vai uma pessoa dar o precioso líquido que lhe corre nas veias (eu não, que não posso dar... tenho anemia por isso posso é vir a precisar!) para depois saber que foi direito para o lixo!
Há qualquer coisa de muito errado neste País... Se a culpa é do Ministério da Saúde ou do IPS, não sei nem me interessa, mas de alguém há-de ser... Agora entendam-se e resolvam a situação.


É por isto que às vezes digo que tenho vergonha de ser Portuguesa... Bem, se fosse SÓ às vezes, estávamos bem!


xoxo
Lux

9 comentários:

Sofia disse...

Credo! Isto é vergonhoso.
E logo sangue que, como dizes, é muito precioso...
Enfim!

Betty Gaeta disse...

OI Lux,
Vc teria ainda mais vergonha de ser brasileira, pois aqui acontecem coisas assombrosas! Político e corrupto viraram sinônimos.
Adorei o seu blog e estou seguindo vc. Ficarei muito feliz se vc tb me seguir.
Bjkas e uma ótima 4ª-feira para vc.

www.gosto-disto.com

M. disse...

Também não gostei. Não gosto de estupidez. E aqui temos ao quilo!!!

Kishikiari disse...

obrigada. ontem também fiquei passada com essa notícia, é só desperdícios destes em portugal, nojo de país, mais motivos para eu não ir dar sangue é que é mesmo assim.

Vânia Duarte disse...

e depois todos os anos correm campanhas a dizer que há falta de sangue nos bancos. Há é falta de ética neste país. beijinhos****

Anônimo disse...

Pois, de facto não somos um país perfeito mas ainda temos muitas coisas que funcionam muito bem comparando com outros países tão ou mais desenvolvidos do resto do Mundo. Por exemplo: Portugal garante cuidados de saúde a todos e temos um dos melhores SNS de todo o mundo (classificações internacionais), ao contrário dos EUA, por exemplo, em que não têm um estado social e só há saúde para quem tem dinheiro para pagar... Mas sim, há coisas que correm mal infelizmente...=S

Mas ser dador de medula é muito diferente de ser dador de sangue. Tu inscreveste como dador de medula e só depois se fores compatível com algum doente é que te chamam para vires doar medula. Podes até nunca ser chamada, mas também podes ajudar pessoas que tanto precisam do nosso apoio, e nesse caso, das células da tua medula óssea. Pensa nisso. Não custa nada.

Rita Super-Mulher disse...

É vergonhoso, realmente. Este país corre a uma velocidade alucinante para o abismo :S

Lux disse...

Querida Teresa, eu, melhor que ninguém sei como funciona a saúde em Portugal, porque estou ligada a ela.
É verdade que nos EUA o sistema de saúde não é perfeito, mas existem hospitais para quem não tem seguro de saúde. Não são é tão bons como os outros.
Em relação aos nossos hospitais, cada vez temos menos hospitais totalmente públicos, visto estarem a tornar-se sociedades anónimas, como é, por exemplo, o caso do Sto António do Porto. E não te esqueças nunca, que se tens acesso a estes hospitais, agora EPE's, é porque descontas para a segurança social, logo, estás a pagar o serviço, como é óbvio, bem como podes ou não pagar a taxa moderadora no momento em que sais do hospital.
Se não tiveres dinheiro no momento, eles mandam-te a factura para casa, e se não pagares no prazo de um mês, cobram-te uma multa de €100.
Ou seja, aqui descontas para a segurança social, enquanto que nos EUA pagas a uma seguradora... O que, na práctica, vai dar ao mesmo.
Claro que sei que os termos de dadores de órgãos, não só de medula, são distintos dos termos de recolha de sangue, e obviamente que o meu comentário no teu post batia o meu normal exagero...
Não, ainda não me inscrevi como dadora de medula óssea, mas já pensei em fazê-lo, no entanto, e como escrevi no meu post sobre o tema em questão, tenho frequentemente anemia, por isso, não sou das pessoas mais indicadas para o fazer.
Tenho pena, mas é verdade!
Ainda no final do ano passado, início deste, tive uma luta enorme com os meus valores de hemoglobina no sangue, uma alimentação específica, porque estava com uma anemia muito acentuada e não queria, por nada, levar transfusões de sangue, que queiramos ou não, por diversos motivos são implicam sempre algum risco!
Quanto a existirem coisas que não correm bem, posso garantir-te que nem metade do que corre mal é conhecido... Isso, são processos que temos que avaliar diáriamente e muitas vezes, mal dormir a pensar em certos casos!
Infelizmente, é Portugal no seu pior querida!

xoxo
Lux

Palco do tempo disse...

fiquei tão triste quando li esta noticia :/