"If you always do what interests you, at least one person is pleased" Katharine Hepburn

Vaidade?! O meu Pecado favorito... Lux


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fall

 

 
 
Diz que outubro chegou e com ele aquilo que considero outono.
Não é uma estação que goste particularmente, talvez por ser uma estação que me transmita nostalgia.
Para mim outubro é sinonimo de outono que por sua vez é sinonimo de nostalgia.
Com o outono acaba-se a praia que tanto gosto, encurtam-se os dias, vêm as primeiras chuvas e o frio de manhã cedo e à noite. Mudam-se as cores. As árvores pintam-se de vermelho, amarelo e castanho. As paisagens são bonitas, muito bonitas, mas tristes.
O outono lembra-me acima de tudo a minha infância, época em que fui muito feliz.
Como morava perto de um grande jardim no Porto se havia coisa que eu cá gostava de fazer era passear por cima dos lençóis de folhas secas que cobriam todo o jardim. Bom, não era bem calcar... gostava mesmo era de correr e saltar em cima delas para as ouvir estalar.
E na primária faziam-se trabalhos engraçados com colagens de folhas secas em cartolina que deixavam o meu pai entretidíssimo comigo e a minha mãe à beira de um ataque de nervos com a "lixeira" que fazíamos.
Eram os lanches de família ao domingo. Bebia-se chá, muito chá, comia-se marmelada e mais tarde castanhas assadas ou cozidas.
E com as castanhas vinham mais trabalhos manuais, mais colagens em cartolinas e mais uma vez o meu pai entretinha-se comigo e a minha mãe desesperava.
Vinham as malhas, as camisolas grossas, as saias ás pregas e ao xadrez, tipo escocês, que odiava e bornalmente acabava por levar dois tabefes para as vestir e me calar. Vinham também as tão detestadas calças de bombazine que mais uma vez a minha mãe terminava a batalha com mais dois tabefes e os botins castanhos, tipo ortopédicos, de atacadores.
E vinham os casacos de lã que a minha mãe me tricotava, nas cores que sabia que eu gostava (qualquer uma menos cor de rosa), os cachecóis e as boinas. E as meias de malha caneladas para andar com as ditas saias que rasgava sempre nos joelhos e mais tabefes por não ter "cuidado nenhum".
 
Enfim... bons tempos.
Deixam saudades e se assim o é, é porque foram definitivamente bons.
Afinal, só esses deixam saudades.
 
Lux

5 comentários:

Paula disse...

Olha é a estação que mais gosto

Beijo

Palavra Já Perdida disse...

Oh é pena o Verão acabar, mas estes meses, sem ser em Inverno pleno, são tão bons :)

Heriwen disse...

A tua mãe impunha respeito ;)

O outono também me trás lembranças semelhantes a essas.

É uma estação de que gosto muito, convida ao conforto e ao pensar :)

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Lux, por aqui é Primavera, mas com uma carinha de Outono, então estamos no mesmo sentimento, rsrsrs....bjosss!!!

Verita disse...

Ai Lux, ías gostar de ter dois Verões seguidos como eu vou ter :)

As recordações são sempre boas para nos alegrar e deixar os corações mais quentinhos!!